Dia Nacional de Controle do Colesterol




Pesquisas revelam que cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto, e, aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido a doenças do coração, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Devido a este fato o Governo Federal instituiu em 2002 o Dia Nacional do Controle do Colesterol (8 de Agosto) .

Apesar de o ser uma substância necessária ao organismo, pois desempenha diversas funções como transporte de gordura, manutenção das células, fabricação de hormônios e vitamina D, o colesterol deve ser controlado através de mudanças de hábitos alimentares, prática de atividade física, abandono do cigarro e controle de doenças como Diabetes e Hipertensão Arterial.

O colesterol é dividido em bom (HDL) e ruim (LDL), e estas frações devem se manter equilibradas. 

O HDL remove o excesso de colesterol do sangue, reduzindo o risco de formação das placas de gordura (aterosclerose). Por isso, quanto maior a sua taxa no sangue, melhor. Os baixos níveis indicam grande probabilidade de formação de placas de gordura nos vasos, levando ao infarto e derrame cerebral.

Conseguimos manter uma boa taxa de HDL com exercícios regulares, além, é claro de uma dieta saudável.

O LDL, por sua vez, é o responsável pela formação das placas de gordura nos vasos.

Existem remédios para controlar o colesterol alto, porém a prevenção só acontece com a mudança de hábitos como: controle do peso, da pressão arterial, do estresse cotidiano, e adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Mesmo assim, existem pessoas que já nascem geneticamente predispostas a terem colesterol alto, pois a maior parte do colesterol é fabricada pelo próprio organismo (aprox. 70%) e somente o restante (30%), provém da alimentação.

A estas pessoas, é imprescindível a prescrição de medicação, como as estatinas, além da mudança de hábitos, também imprescindível.

DICAS PARA CONTROLE DO COLESTEROL

  • Substitua o leite e derivados integrais por produtos desnatados; 
  • Evite o consumo de carnes gordas e embutidos; 
  • Consuma alimentos que não contenham gordura saturada e/ou hidrogenada; 
  • Pratique exercícios físicos regularmente; 
  • Mantenha o peso ideal; 
  • Controle a pressão arterial e o cigarro; 
  • Faça exames periódicos com acompanhamento do seu médico.

Comentários

Postagens mais visitadas