Curriculo Lattes

O CV Lattes é um banco de informações curriculares mantido pelo CNPq, que se tornou uma referência nacional para os profissionais de nível superior no Brasil. Esse banco continua crescendo em volume e importância, por sua utilização tanto no julgamento de solicitações apresentadas a agências de fomento - objetivo original de sua criação - quanto para a busca de estagiários e funcionários nas empresas, alunos e bolsistas nas universidades, além de muitas outras atividades em que os currículos são partes do mecanismo de escolha. Portanto, manter seu Currículo Lattes com as informações completas e corretas é mais do que uma opção, é um diferencial para todo profissional de nível superior no Brasil, seja para quem pretende ingressar no mercado de trabalho empresarial, para quem pretende seguir a carreira acadêmica, ou para quem já está na estrada, não importa há quanto tempo. 

Origem 

A partir de meados da década de 1980, o CNPq deu início à coleta sistemática dos currículos dos pesquisadores financiados com recursos daquela Agência. O objetivo era facilitar o julgamento dos projetos e relatórios que por lá tramitavam, facilitando o trabalho dos técnicos e assessores, além de promover, como uma agência de fomento à pesquisa, o intercâmbio de informações sobre os pesquisadores brasileiros entre universidades e instituições de pesquisa.

No início dos anos 1990, o CNPq criou o Sistema BCUR, baseado em formulários eletrônicos, onde o próprio pesquisador preenchia seus dados e os submetia ao CNPq em disquetes. Esse sistema evoluiu e serviu de base para o lançamento do Sistema de Currículos Lattes (CV Lattes ou apenas Lattes) em 1999. Hoje, esse sistema incorpora informações de mais de 1.100.000 de currículos, constituindo-se na maior base de informações profissionais existente. Seu objetivo fundamental continua sendo servir de subsídio à análise de projetos submetidos ao CNPq, mas a riqueza da informação que ele incorpora estimula seu uso para julgamento dos currículos de pessoal de nível superior por praticamente todos os órgãos financiadores e universidades nacionais, e por grande parte das principais empresas atuando no país que valorizam o viés de formação científica de seus funcionários de alto nível.

Hoje, o CNPq disponibiliza publicamente os currículos individuais, além de permitir que universidades e empresas recebam diária ou mensalmente as coleções dos currículos de todas as pessoas vinculadas àquela instituição, ou que atuem em áreas de seu interesse. O sucesso alcançado pelo CV levou-o a ser adotado na
Colômbia, Equador, Chile, Peru, e Argentina, além de estar sendo implementado em Portugal e Moçambique.


Comentários

Postagens mais visitadas