Como deixar a roupa branca realmente branca?



Geralmente, todo profissional de saúde (principalmente os estagiários e recém formados) enfrentam dificuldades quando o assunto é roupa branca. Além de ser quase impossível chegar em casa com a roupa branca branca , elas facilmente se tornam amareladas.

Muitos sabem que roupa branca deve ser lavada junto com roupa branca, sem misturar com as pretas ou as coloridas para não correr o risco de manchá-las.

Outra coisa que parece clarear mas é maléfico para as roupas dessa tonalidade são as águas sanitárias e os produtos que contem cloro. Esses produtos além de, com o tempo, corroerem a fibra dos tecidos e acabarem rasgando-os, também, com o uso contínuo, amarelam as roupas.

Uma dica é, antes de lavar, verificar se as peças brancas que irão lavar estão manchadas. Se estiverem, deve-se primeiro retirar a mancha para depois dar continuidade no processo de lavagem e clareamento da roupa.

Se for mancha de caneta, deve-se tentar remove-la com álcool; se for mancha de sangue, experimentem água oxigenada 10 volumes.

Para a brancura ser total nada de Anil . Este produto do tempo das nossas avós e nunca funcionou! O anil deixa a roupa azulada, dando a falsa impressão de que a roupa está branca. Como substituto, indicamos, antes de colocar as peças na máquina de lavar, deixá-las de molho por umas duas horas, em água com um pouco de bicarbonato, álcool ou ainda vinagre.Se a roupa estiver muito amarelada, vale misturar um pouco de cada produto citado acima.

Na hora de lavar, seja na máquina ou a mão, o ideal é usar sabão de coco ou de glicerina. Estes produtos são mais neutros e danificam menos a roupa.

Secar essas peças também exige cuidado, pois, se forem colocadas para secar ao sol, poderão amarelar. Então, o ideal é sempre secá-las na sombra.

Por ultimo, fica uma dica super antiga, mas bem eficiente para as roupas já amareladas pelo tempo: ferva a roupa e coloque na água suco de limão. Outra dica é molhar bem a roupa e depois colocar num balde com a seguinte solução: 1 colher de amônia, 1 colher de terebentina ou aguarrás; depois ferva 200 gramas de sabão em pó em água e junte à solução. Misture bem e acrescente água fria. Coloque a roupa dentro do balde e deixe de molho por 4 horas. Passado esse tempo enxague bem. Para que as roupas não voltem a ficar com manchas amarelas, embrulhe-as em tecido ou papel celofane ou de seda azul.


Comentários

Postagens mais visitadas